quinta-feira, 24 de julho de 2008

O CURTA:


O curta SEMPRE ÀS QUARTAS teve seu argumento e roteiro criado na disciplina de Cinema do Curso de Jornalismo da Unifra, pela então, acadêmica Melina Guterres em 2006. As gravações começaram no primeiro semestre de 2007 como atividades extracurricular realizada pelo Núcleo Audiovisual – TV UNIFRA, envolvendo alunos de diversos semestres. Pelo fato de ser uma atividade extra e não prioritária como as produções de uma disciplina, o processo de finalização somente se realizou em julho de 2008.

A idéia da diretora e roteirista em falar sobre a solidão entre pessoas idosas era antiga, mas se concretizou sob a pressão ao ter que criar uma sinopse, ou seja, uma idéia de filme em cinco linhas para disciplina de Cinema do Curso de Jornalismo da Unifra em 2006. Seguindo o caminho inverso, começou pelo roteiro depois argumento e por fim a sinopse.
Após aprovado pela professora e Coord. Geral da TV UNIFRA, Kitta Tonetto, no semestre seguinte iniciaram as gravações, como atividade extracurricular, envolvendo então acadêmicos de diferentes semestres e cursos.
SEMPRE ÀS QUARTAS, embora não faça parte da LIC (Lei de Incentivo a Cultura), recebeu diversos apoios de empresas locais seja na forma de patrocínio ou empréstimo de objetos, doações, alimentação da produção, etc.
As locações se concentraram em duas casas na R. Dr. Bozzano, calçadão, Praça Malet, Danni Café, Lar das Vovozinhas, CTG Sentinela da Querência, Ônibus - Gabardo Transportes e Cemitério Santa Rita.
No total, o elenco teve 21 atores, sendo o protagonista Arcolau Bender como Francisco. O número de figurantes gira em torno de 40 pessoas. A produção contou com 35 pessoas entre alunos, funcionários da Unifra e profissionais contratados de fora da instituição, 20 empresas apoiadoras e 7 patrocinadores.
Nem todas as cenas gravadas estão no filme, algumas foram excluídas, outras reduzidas. No entanto as principais cortadas estarão nos extras do DVD, assim como o making off.
O primeiro corte do curta foi em torno de 30 min, aos poucos sendo reduzido, finalizou-se em 12 min. Foi prioritário optar pela construção de uma boa narrativa e tempo justo de um curta-metragem. Por estas razões e falhas técnicas diversas cenas gravadas constam apenas como extras no DVD.

Nenhum comentário:

PRODUÇÃO